PROFLETRAS UNEB: Leitura, função social e diversidade | Autores: Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) |
Resumo: Uma educação de qualidade envolve determinantes vários, não podendo prescindir de continuada formação profissional, o que faz do Mestrado Profissional em Letras uma possibilidade ímpar de reflexão acerca da prática pedagógica, podendo otimizar junto a professores pesquisadores das escolas brasileiras um (re)pensar(se) tecido nos entremeios de caminhos teóricos e metodológicos assumidos e/ou criados frente aos desafios cotidianos. No bojo do Ensino Fundamental, o trabalho com a linguagem, entendida em seu caráter dialógico (BAKHTIN, 2003), faz-se nas relações intrínsecas entre o linguístico e o social, devendo privilegiar ações de leitura e escrita contextualizadas e significativas para professores e alunos. Nessa perspectiva, o presente texto tem o objetivo de compartilhar experiências edificadas no programa PROFLETRAS, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Santo Antônio de Jesus, Ba, considerando três projetos de intervenção planejados e executados em Escolas da região acerca da leitura. Os projetos desenvolveram-se no bojo da linguística textual, fundamentando-se, em última instância, na teoria dos gêneros discursivos e dos multiletramentos. Os resultados apontam para o reconhecimento de que a diversidade de gêneros textuais, a contextualização dos usos e funções sociais dos mesmos e uma prática reflexiva fundamentada são motores para uma educação linguística de qualidade, em que dinamicidade e pensamento crítico aliam-se para (re)criar possibilidades.
|
|