OFICINAS DE MULTILETRAMENTO E OBJETO DE APRENDIZAGEM DIGITAL:
atividades de compreensão, produção e edição
| Autores: Tatiane Alves Chaves (UERN - Universidade estadual do Rio grande do norte) |
Resumo:
A pesquisa tem o objetivo de contribuir com alunos e professores do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa, utilizando atividades de compreensão, produção e edição de gêneros diversos presentes nas diversas práticas sociais, a partir da pedagogia dos multiletramentos. Para tanto, utiliza pesquisa intervencionista, com base na pesquisa-ação, sob a perspectiva da teoria-análise dialógica do discurso do Círculo Bakhtin, considerando a multiplicidade cultural e as novas tecnologias, já presentes na sala de aula, a fim de formar leitores críticos que cumprem sua função protagonista na interação socioverbal. O projeto baseia-se na vivência docente em sala de aula por meio da qual a professora pesquisadora constatou que os alunos usam cada vez mais os celulares nesse espaço escolar e propõe usá-los como ferramenta de inclusão por meio da qual os alunos podem se comunicar, navegar e pesquisar, auxiliando-os na sua formação como sujeitos autônomos que participam ativamente na construção da sua aprendizagem. Os recursos metodológicos utilizados são oficinas de multiletramentos que partem do conhecimento do aluno para a inserção e o uso das novas tecnologias, trabalhando com diversos gêneros discursivos para a efetivação de uma aprendizagem interativa. Espera-se, com isso, demonstrar a importância das novas tecnologias nas práticas de leitura e escrita no ensino fundamental.
|
|