Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


ESTUDAR ESTRUTURA DA LÍNGUA: A ATIVIDADE EXTENSIONISTA E A EAD COMO ESPAÇOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores:
Alcione Tereza Corbari (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de extensão Morfologia básica da língua portuguesa: estrutura e formação da palavra (Unioeste/Cascavel) e divulgar seus resultados. O projeto, sob nossa coordenação, envolve uma equipe de alunos de Doutorado, Mestrado, Graduação e egressos de Letras e recorre à EAD como forma de expandir a ação da universidade na comunidade. Seu objetivo principal é compartilhar conhecimentos relativos ao nível mórfico da língua portuguesa. O curso, que tem como referência teórico-metodológica a Linguística Aplicada, está baseado em videoaulas, publicadas semanalmente em um canal do YouTube e replicadas em uma página do Facebook, e promove interações na Plataforma Moodle. O projeto terá duração de um ano e tem como público-alvo principal alunos e egressos de Letras e áreas afins, mas estende seu atendimento à comunidade em geral. Ao final do projeto, será aplicada uma prova presencial para verificação da aprendizagem dos conteúdos explorados, e serão certificados os participantes que alcançarem média mínima de 70 pontos. As interações propostas até o momento mostram que o projeto pode contribuir para a formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos que cooperem para a consolidação da qualidade de ensino de graduação em Letras, bem como para a socialização de conhecimentos de estrutura da língua à comunidade em geral, inclusive a parcela não atendida diretamente pelo projeto, uma vez que as aulas publicadas no YouTube têm acesso livre. Observa-se, com isso, a importância do recurso à EAD como forma de expandir a ação da universidade na comunidade. Em suas especificidades e potencialidades, a EAD pode contribuir para a transformação da prática pedagógica e democratizar o acesso ao saber (LÉVY, 2010; AQUINO, 2007; PRADO, 2005).