É de comum acordo que estudar uma língua estrangeira envolve também estudar a sua gramática (Campbell, 1970; Long, 1991; Cullen, 2008). Nas últimas décadas, no entanto, o papel do ensino de gramática passou por várias etapas: de destaque à exclusão, à uma cautelosa reintrodução. A questão, ainda muito discutida é de que gramática, como ensiná-la, por que e quando inserir o ensino da gramática na aula de L2. Recentemente, a gramática passou a um plano secundário e o foco da aula de língua estrangeira está voltado para a questão do uso da língua aprendida, ou seja, a habilidade pragmática do aprendiz.
Há muito a ser considerado ao ensinar gramática em diferentes contextos linguísticos. Especificamente no caso de ensino de uma língua estrangeira, estudos indicam o papel importante da L1 no ensino de uma L2, e a necessidade de usar uma perspectiva equilibrada e variada, já que uma abordagem única pode não ser suficiente para alcançar o objetivo pretendido.
Neste trabalho pretendemos examinar as questões anteriores, bem como as diferentes abordagens usadas na aula de Português como Língua Estrangeira em diferentes contextos, de acordo com as características e necessidades dos alunos. Apresentaremos, ademais, atividades práticas usadas na aula de PLE sobre como inserir o ensino de gramática num contexto em que se possa unir a análise da língua ao seu uso.