Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: A GRAMÁTICA DO DIA A DIA

Autores:
Kely Any Vasconcelos Morais (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo:

O presente estudo tem como objetivo possibilitar novos caminhos para a abordagem dos aspectos discursivos da língua nas aulas de português, fomentando a postura crítico-argumentativa dos alunos. Para tanto, toma como subsídio a análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, a qual possibilita o reconhecimento da natureza dinâmica da língua, resultado das interações entre os sujeitos. Para tanto, focaliza a responsabilidade dos professores de língua portuguesa na esfera escolar, que tem lhes imposto cada vez mais desafios, pois não é mais possível o ensino de língua sem que seja abordado seu uso real em um determinado tempo e espaço, o que exige da escola ensinar gramática, só que na perspectiva dialógica. Essa abordagem possibilita um ensino de gramática em que os alunos conheçam a norma padrão e as demais variantes preparando-os para se posicionarem com mais segurança nas mais diversas situações sociais tanto na esfera escolar quanto extraescolar. Logo, é importante que os objetivos da aula e das atividades propostas estejam bem claros, para que os alunos compreendam que todo discurso precisa adequar a língua ao gênero discursivo trabalhado e que os interlocutores têm papéis sociais envolvidos nessa interlocução. Nesse sentido, este estudo propõe o respeito às mais diversas formas de manifestação da linguagem e seu valor social.