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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REINVENTANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: do impresso ao digital, possibilidades multimodais e multissemióticas

Autores:
Neidson Dionísio Freitas de Santana (UNEB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA) ; Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA)

Resumo:

Esta pesquisa teve como objetivo discutir sobre como o professor de Língua Portuguesa poderá promover os multiletramentos em sala de aula, a partir do trabalho com o livro didático. As práticas sociais que envolvem leitura e escrita, na sociedade atual, estão em constantes transformações, tendo em vista que os letramentos, na cultura digital, ampliam-se e se transformam em multimodais e multiculturais. Entretanto, o livro didático de Língua Portuguesa, como tecnologia impressa, continua sendo o principal recurso pedagógico a auxiliar as aulas do professor. Considerando esses fatos, esta pesquisa problematiza: como o professor, ao preparar suas aulas de leitura e de escrita, com base nas propostas do livro didático, poderá do impresso ao digital, ampliar o trabalho com essas práticas, a partir de textos multimodais e multissemióticos? Fundamentamos este estudo nos seguintes construtos teóricos: letramentos (KLEIMAN, 2005; LEMKE, 2010; SOARES, 2015; STREET, 2014;); multiletramentos na escola (ROJO, 2012; 2013); pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996); livro didático (BUZEN, 2009; D’ávila, 2013; LAJOLO, 1996). Quanto aos fundamentos metodológicos optamos pela abordagem colaborativa, integrando produção de saberes e formação docente (IBIAPINA, 2008; IMBERNÓN, 2009; 2011; TARDIFF, 2014). Tomamos por base a Análise Textual Discursiva (MORAES E GALIAZZI, 2006) para análise e intepretação de dados. Os resultados anunciam mudanças notáveis na produção e na recepção do livro didático. Entretanto, estes elementos constitutivos que apontam para um trabalho com as linguagens multimodais precisam ser ressignificados por práticas pedagógicas que visem à formação de leitores com capacidades para responder aos desafios contemporâneos, de modo a posicionar-se criticamente nos diversos contextos socioculturais. O processo de ressignificação de leitura e de escrita, no contexto da cultural digital, com base nas propostas do livro didático, requer um trabalho em que os professores, valendo-se da diversidade de linguagens e culturas, busquem potencializar as práticas pedagógicas, a partir de ações autorais.