Poster
| A revisão de texto na produção de material didático na Educação a Distância | Autores: Daiane Amancio Mendes (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) |
Resumo: A produção e revisão técnica e gramatical em ambientes virtuais de aprendizagem como forma de aprimoramento da escrita para cursos de educação a distância é o escopo de pesquisa do presente trabalho, que tem por objetivo maior compreender a dinâmica da escrita de textos nas plataformas de aprendizagem dos cursos de educação a distância. A partir das experiências vivenciadas na atividade de elaboração, revisão técnica e gramatical de materiais didáticos para cursos EaD, este trabalho tem como intuito discutir as peculiaridades da revisão de texto na função de aprimorar escrita nas plataformas digitais de aprendizagem. O trabalho está fundamentado na literatura científica a partir da concepção de virtualidade de Pierre Lévy; de hipertexto de Landow; de ambientes virtuais de aprendizagem de Martins e Camprestini; e do trabalho do revisor de texto na concepção de Oliveira e Macedo. A partir das leituras, buscaram-se possibilidades eficazes de produção e revisão textual para tornar o processo de escrita, nos ambientes virtuais de aprendizagem, adequado aos padrões da Língua Portuguesa, sem perder de vista a dinâmica da comunicação informal, pertinente aos meios telemáticos de comunicação. Como metodologia, o presente trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica acerca do tema e percebeu-se que há pouca pesquisa e quase nenhuma publicação específica referente ao tema, elevando ainda mais a importância da problemática levantada.
|
|