Práticas pedagógicas autorais na educação profissional técnica a partir da gamificação | Autores: Daiane Amancio Mendes (UNEB - Universidade do Estado da Bahia, SENAI - ITED - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento de Inovação e Tecnologias Educacionais) |
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os professores se apropriam e/ou podem se apropriar, de modo autoral, de uma plataforma de gamificação para desenvolver suas práticas pedagógicas na educação profissional técnica. A gamificação pode ser vista como um fenômeno amplo, um conceito, que tem como um dos principais objetivos, dentre tantos outros, acionar mecanismos para a resolução de problemas, ampliação da aprendizagem e estímulo da motivação. Com base nesse conceito, esta pesquisa pretende dar ênfase à ideia de ensino por competências, aliando-o às técnicas de gamificação para a ampliação de práticas pedagógicas na educação profissional técnica. Este trabalho justifica-se pela crescente demanda na educação por ações que potencializem práticas docentes autorais e capazes de conduzir uma aprendizagem autônoma, que estimulem nos alunos o desejo de saber; pela necessidade de se estudar a gamificação como possibilidade de criação de atividades significativas nos variados espaços de aprendizagem, a fim de motivar o aprendizado e engajar alunos na resolução de problemas, para além da instrumentalidade; autorizando-os a intervirem em sua autoformação. Para isto, o docente precisa de bases teóricas que experimentem a natureza do seu trabalho de maneira crítica e potencialmente transformadora, atuando a partir da “reflexão + ação”. Ainda em andamento, emerge desta pesquisa o estudo de uma plataforma gamificada, concebida com foco na tríade “teoria, motivação e técnica”, desenvolvida para o ensino presencial e a distância de uma escola técnica, promovendo o engajamento e o prazer dos estudantes e professores envolvidos, através de uma experiência lúdica, mediante a lógica de interação.
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