O conto que as caixas contam: trabalhando com narrativas literárias na prática pedagógica | Autores: Janayna Alves Brejo (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais) |
Resumo: A galinha ruiva, Branca de Neve, O Lobo e os três Cabritinhos, O Soldadinho de Chumbo, Os Três Porquinhos e Rapunzel fazem parte de “O conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica” que está inserido no Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - PAEx/UEMG. Seu objetivo principal é apresentar possibilidades e estratégias para se trabalhar com as narrativas literárias, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da “contação” de histórias. O público-alvo são os estudantes e os professores do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação - FaE/CBH/UEMG, bem como, a comunidade em geral. A metodologia engloba três etapas: o estudo e a seleção das histórias clássicas, respeitando o enredo original; a produção de material didático, isto é, a confecção das caixas para as narrativas e, finalmente, as “contações”. Para a construção das caixas, dos personagens e dos cenários, são reutilizados diversos materiais, ressaltando a responsabilidade social e a importância da educação ambiental. As apresentações acontecem de forma lúdica, nas salas de aula, nos espaços de convivência, em aberturas de seminários, conferências e atividades diversas ocorridas dentro da FaE e em outros espaços educacionais. O referencial teórico pauta-se nos estudos de: Brejo (2017), Cosson (2006), Gregorin Filho (2009) e Soares (2016), objetivando demonstrar que a presença da literatura, na escola, é fundamental para a formação literária das crianças. Os resultados apontam que o trabalho contribui para a ampliação do repertório de literatura infantil e juvenil daqueles que presenciam as “contações”, incentivando assim, a formação de leitores. Ao final do projeto, pretende-se ter organizado um acervo composto por caixas de histórias que sirvam de material para que alunos e professores possam vivenciar a literatura de maneira adequada, educativa e transformadora.
Agência de fomento: PAEx/UEMG |
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