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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Tecnologia, ensino e escrita: uma interação no ambiente escolar

Autores:
Betânia Ferreira de Araújo (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Francine Martins Rezende (UFPB - Universidade Federal da Paraíba, PGLE - Programa de Pós Graduação em Linguística e Ensino, TLB - Teorias Linguísticas de Base) ; Julieta Vilar Medeiros (UFPB - Universidade Federal da Paraíba, IFPB - Instituto Federal da Paraíba, PGLE - Programa de Pós Graduação em Linguística e Ensino, TLB - Teorias Linguísticas de Base)

Resumo:

O tema tecnologia tem despertado cada vez mais o olhar dos estudiosos, uma vez que a inclusão tecnológica está cada dia mais presente na prática na escrita, a qual está sendo de grande relevância. Nesse artigo, apresentamos algumas considerações acerca da tecnologia e escrita da língua portuguesa e como esses recursos educativos podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas dentro do espaço escolar. A discussão teórica que levantamos diz respeito às novas tecnologias digitais, como características das interações comunicativas, levando o sujeito a lançar mão de uma amplitude de possibilidades de uso de materiais didático-pedagógicos, disponível nas mídias digitais ajustados à dinâmica de interação desse espaço. Nesse sentido, para atingir o que o nosso estudo objetiva, discutiremos como as tecnologias digitais auxiliam no processo da escrita, tendo em vista que essas tecnologias fazem parte do cotidiano dos estudantes dentro e fora da sala de aula. Para essa reflexão aqui representada, pautaremo-nos nas contribuições teóricas de Moran (2013), Sousa (2015), Matos (2017) e Soares (2004). Quanto aos aspectos metodológicos, referendamos bibliográfica e explicativa de natureza qualitativa. Estamos conscientes de que há um desafio intrínseco nas pesquisas que se preocupam com o tema, buscamos a compreensão de que aqueles que estão envolvidos na tarefa de ensinar levem aos docentes, diretores e especialistas em educação a reflexão sobre a necessidade de conectar com o restante do mundo em sua prática pedagógica, utilizando os recursos educativos digitais, constituindo os mesmos como um interessante e motivador objeto de ensino a ser explorado nas aulas de língua portuguesa, trata-se de um desafio permanente no contexto dos estudos educacionais.