Círculos de leitura: possibilidade para potencializar práticas de leitura literária na escola
Segundo Ferrarezi (2018) a formação de leitores ainda é um desafio para a escola, que nem sempre fomenta e potencializa o ensino de literatura. Compreendemos que o desenvolvimento das competências leitoras não é uma responsabilidade apenas do professor de Língua Portuguesa, visto que, estas são requeridas na lógica de cada uma das disciplinas curriculares. Foi sob está ótica que, fora desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre o projeto “Viajantes da Leitura: ler, sentir e vivenciar a literatura na escola” com o objetivo de potencializar as práticas de leitura literária na escola. Nele os alunos do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental foram estimulados a criarem um círculo de leitura para compartilharem suas experiências literárias que eram norteados pela livre escolha das obras literárias. Os coordenadores acompanhavam as escolhas das obras e organizavam os círculos de leitura em horário oposto ao das aulas. Sentados em uma grande roda os leitores usavam um microfone para compartilhar a leitura realizada, assumindo um papel de crítico literário e provocando em seus ouvintes o desejo ou repulsa pela obra. Não se lia para responder um questionário ou fazer um resumo, se lia para saciar um desejo de desvendar lugares, personagens e autores que lhes pareciam interessantes. Sendo o círculo de leitura um momento para esse leitor empírico sair da sua solidão literária, visto que tinha em seus colegas ouvintes perfeitos para compartilhar as emoções sentidas em cada leitura. Como resultados desse projeto podemos mencionar o aumento de empréstimos de livros na biblioteca, a ampliação do repertório de obras e autores literários e práticas de leitura literárias na escola.
Palavras-chave: Círculos de leitura, literatura, escola