Poster
| Contribuições dos Temas Transversais para a formação de alunos-autores. | Autores: Raquel Sforni Mota (IFG - Instituto Federal de Goiás) ; Gabryela Pimenta de Souza (IFG - Instituto Federal de Goiás) |
Resumo:
Nossa pesquisa de iniciação científica tem como propósito compreender as contribuições dos temas transversais para a formação sócio-cultural do aluno, assim como para a constituição de sua autoria, promovendo seu senso crítico. Portanto, nosso enfoque é refletir sobre a constituição do sujeito-aluno da escola pública a partir das leituras e escritas a que têm acesso, sejam elas escolares ou não. Para alcançar os objetivos do projeto, estamos fazendo observações e anotações de campo em quatro escolas estaduais de Goiânia, com turmas do ensino médio. Além das observações, estamos realizando a análise e toda uma reflexão a respeito de como os professores de língua portuguesa, em diferentes regiões de Goiânia, abordam os temas transversais sugeridos pelos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) e quais os materiais de auxílio pedagógico são utilizados pelos professores na aplicação deste conhecimento cultural. Assim, poderemos detectar dificuldades no processo de escrita, bem como propor estratégias nas quais o aluno possa se posicionar enquanto autor de seus textos, ao abordar por exemplo, temas transversais. Nosso estudo tem como base a Análise do Discurso e a Linguística do Texto, pois essas duas vertentes nos auxiliam a compreender os sujeitos, suas práticas e suas produções de linguagem por diversos discursos que refletem na sua autoria. Nos apropriamos do conceito de Memória Discursiva de Michel Pêcheux, fazendo uma relação entre memória, escrita e alunos-autores. Pêcheux, em sua obra Papel da Memória, afirma que a memória é social e coletiva, e também um espaço onde os discursos anteriores retornam. A partir desse conceito, pretendemos localizar nos textos escritos pelos estudantes, em debates e discussões feitas em classe os discursos implícitos, o confronto entre saberes e verdades, presente na Memória Discursiva, e quais suas implicaturas na formação dos alunos-autores.
Agência de fomento: IFG |
|