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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A GRAMATICALIZAÇÃO DO DEPOIS EM TEXTOS ACADÊMICOS

Autores:
Carla Daniele Saraiva Bertuleza (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo:

As gramáticas tradicionais apresentam os advérbios como uma classe fechada, cujos elementos têm características de circunstanciadores. No entanto, constata-se que alguns desses elementos assumem novos usos e funções, como o depois que, dependendo do gênero, ocorre diferentemente do uso prototípico como advérbio de tempo. Com base no funcionalismo linguístico e no paradigma da gramaticalização, este trabalho tem como objetivo descrever sincronicamente os usos do depois em textos acadêmicos que pertencem a área de Linguística. Foram selecionados, em bases de dados on-line, os textos acadêmicos dissertação de mestrado e tese de doutorado, que tratam sobre o paradigma da gramaticalização, de onde foram levantadas amostras em que havia o uso do item depois, cuja análise se centrou em duas dimensões: a dimensão formal (morfossintática) e a dimensão significativa (semântica, pragmática e discursiva). Os resultados empíricos demonstram uma tendência de trajetória de mudança do depois: ESPAÇO > TEMPO > TEXTO, funcionando, além do uso prototípico, como indicador de futuridade, divisor de época, sequenciador textual e como introdutor de tópico em textos acadêmicos. Com base nesses resultados, conclui-se que o item depois é multifuncional e assume funções específicas, em certos contextos, que contribuem, principalmente, na organização e na construção de sentido do texto acadêmico.