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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


FANZINES: AUTORALIDADE E EXPRESSIVIDADE NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores:
Andrea Gomes Barbosa (IFF - INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:

Resultante de pesquisa do Mestrado Profissional em Letras, este trabalho teve como tema o estudo da relação entre o fanzine e a produção textual, buscou-se entender de que forma essa revista artesanal contribui para a expressividade, a criatividade e o processo autoral nas aulas de produção de texto no ensino fundamental. O fanzine é uma publicação artesanal e alternativa na qual se prima pela criação e autoralidade. O mesmo contribui para a aproximação do aluno com a produção escrita e, especificamente na Língua Portuguesa, demonstra o caráter abrangente, crítico e prático da língua, possibilitando ao aluno se tornar autor de sua obra e se fazer ouvir. A pesquisa, de natureza intervencionista, possui um enfoque qualitativo tendo como metodologia a pesquisa-ação já que, no campo educacional, é uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos. O marco teórico que guiou o processo investigativo segue os princípios sociointeracionistas. Com base nessa perspectiva, o estudo partiu da concepção de gênero de Bakhtin (2011), que trata da linguagem como um modo de interação social, e de outros estudiosos que compartilham suas ideias sobre esse tema como Marcuschi (2008) e Dolz e Schneuwly (2004); da proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); da produção de texto verbo visual de Nikolajeva e Scott (2011)  e dos estudos sobre fanzine de Andraus (2013), Guimarães (2005), Santos Neto (2010), Magalhães (2013), entre outros. Apesar de possuir muitos fatores positivos, o fanzine ainda tem sido pouco utilizado enquanto ferramenta pedagógica. Nesse sentido, o resultado contribui para o desenvolvimento de estratégias facilitadoras da aprendizagem de leitura e escrita, nas aulas de língua portuguesa.