O livro didático pelo viés filológico: As crônicas de Rubem Braga em destaque | Autores: Bárbara Bezerra de Santana Pereira ( UNEB / USP - Universidade do Estado da Bahia / Universidade de São Paulo) |
Resumo: Apresentamos nesta comunicação os resultados preliminares da pesquisa intitulada “A transmissão das crônicas de Rubem Braga em livros didáticos”, que tem por principal objetivo analisar o processo de transmissão desse gênero textual pelo viés filológico. Para tanto, nos ancoramos em preceitos metodológicos da Crítica Textual, a fim de averiguarmos a fidedignidade das transcrições dos textos em livros didáticos, bem como refletirmos acerca da natureza das variantes existentes nessas transcrições. Fatores como classificação das variantes, bem como suas motivações e implicações de ordem crítico-literárias são destacadas nesta análise. Delimitamos como corpus as crônicas do referido autor encontradas em livros didáticos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, dentre os anos de 1990 a 2010. O trabalho se desenvolve a partir do cotejo de três tipos de testemunhos os quais denominamos de Texto Didático (como a própria denominação revela, trata-se do texto encontrado transcrito no livro didático), o Texto Base (texto que consideramos como o fidedigno, neste caso, a última edição publicada em vida do autor) e o Texto Indicado como Referência (aquela indicação que o próprio livro didático apresenta como fonte, geralmente aparece ao final do texto ou do livro – quando aparece). O presente trabalho busca contribuir para este campo em crescimento que, apesar de profícuo, apresenta dificuldades de análise tendo em vista os melindres próprios do corpus.
|
|