Poster
| Entonações apreciativas em produções textuais na educação básica | Autores: Regina Maria Lima Rocha (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Hely Cantalice (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Eudes Barbosa (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) |
Resumo: O Trabalho visa a analisar os recursos expressivos em produções discentes no ensino
fundamental. Na tentativa de contribuir com essa problemática, trabalha-se junto aos
alunos a proposta dos estudos bakhtinianos sobre a entonação apreciativa que os
enunciados paratáxicos conferem ao texto, ao lhe acrescentar mais vivacidade e mais
expressividade, sob a luz do dialogismo. Para tanto, investigam-se os enunciados que
conferem expressividade ao discurso de alunos de três escolas públicas no Estado do
Ceará, nas seguintes modalidades: uma no ensino médio e duas no ensino fundamental,
sendo duas em Fortaleza e uma no município de Caucaia. O trabalho se insere na área
da Linguística Aplicada e se configura como uma pesquisa-ação, cuja intervenção
ocorre a partir da realização de dez oficinas, que desenvolvem atividades envolvendo
produções de resenhas escritas e reescritas, os quais são analisados de acordo com a
abordagem qualitativa e interpretativa. Como produto deste trabalho, propõe-se um
Caderno Didático constituído de oficinas de produção, revisão e reescrita, a fim de
incentivar outros docentes. Além disso, o trabalho conta com a publicação na web de
uma revista composta por resenhas produzidas por alunos, as quais tem a finalidade de
incentivá-los a escrever de forma autônoma, crítica e criativa. Os achados da pesquisa
demonstram que os alunos podem produzir textos escritos utilizando com propriedade
recursos discursivos como a entonação apreciativa, enriquecendo seu posicionamento
diante do dito com recursos expressivos que podem dar mais vivacidade ao seu discurso
em diferentes níveis de escolarização.
Palavras-chave: Análise-teoria dialógica do Discurso. Linguística Aplicada. Ensino
Fundamental.
|
|