O lugar da literatura em avaliações institucionais: do PISA para a prova Brasil e o ENEM | Autores: Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) |
Resumo: A partir da metodologia utilizada em pesquisa desenvolvida no âmbito o projeto "Desafios interculturais das avaliações e das comparações internacionais: olhares cruzados Brasil França", e intitulada "O lugar da literatura no PISA", realizada em parceria com as professoras Ivete Walty e Nazareth Fonseca pretende-se apresentar um levantamento de material específico sobre a presença de textos literários em provas de avaliações institucionais de grande escala. Esse levantamento será realizado em diferentes provas do PISA, e em instrumentos nacionais de avaliação da educação básica como a Prova Brasil e o ENEM. A partir desse levantamento, pretende-se discutir como se dá a contextualização do texto literário nos exames; a forma como é abordado; as concepções de literatura presentes nas provas, a partir do que se pode inferir das questões analisadas; as concepções de leitura literária presentes nas questões. Pretende-se, ainda, verificar de modo comparativo, se os instrumentos possuem concepções semelhantes ou diferentes em relação às percepções sobre leitura, literatura, ensino de literatura. Para colaborar na discussão serão utilizados estudos da área que tenham interesse semelhante e que colocam em questão as avaliações em larga escala, o ensino de literatura e as concepções de leitura literária. Dentre eles destaca-se a obra "Pode se levar a sério o Pisa" de Bertrand Daunay e Daniel Bart.
|
|