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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


NAS TRAMAS DO CORPO, A DANÇA DAS PALAVRAS: LEITURA DE POESIA COM ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO BÁSICO

Autores:
Pitias Alves Lobo (FE/UFG - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás- campus Goiânia) ; Célia Sebastiana Silva (CEPAE/UFG - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás) ; Jaíldes Amanda Gonçalves de Deus (CEPAE/UFG - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás)

Resumo:

Esta proposta discute o diálogo entre corporalidade e poesia e parte do pressuposto da construção social do corpo e da leitura de poesia na escola com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, especialmente, no que diz respeito à apreensão do sentido do texto poético, pela expressão corporal. Toma-se por base uma experiência com alunos do Ensino Fundamental I de escolas pública de Goiânia, para contribuir com o debate sobre possibilidades de uma formação mais consistente e efetiva de leitores crianças, por meio da abordagem interdisciplinar. Busca-se reiterar a relevância do tema leitura literária para a construção de uma sociedade em que mais sujeitos desfrutem dos bens culturais disponíveis. Essas práticas pedagógicas desenvolvidas, com ênfase na centralidade do texto poético e a sua relação com o corpo e cultura corporal, fundamentam-se em aportes teóricos-metodológicos como Coletivo de Autores, Colomer, Huizinga e Paz. Com objetivo de desenvolver a potencialidade da leitura poética, objetivando a apreensão do sentido, por meio do ritmo, percebido, sentido e fruído no corpo, os textos selecionados compõem a obra Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, e, a partir dos jogos, das brincadeiras, da vocalização foi possível perceber apreensão do sentido do texto.  Como resultados reitera-se a possibilidade de um diálogo eficaz entre as práticas de leitura de poesia e práticas sociais e/ou culturais determinadas por outras linguagens como a do corpo e a apreensão, pelo leitor em potencial, dos sentidos do texto por meios outros que não o do discurso propriamente dito, mas o do jogo, da brincadeira, do corpo.