Os memes como recurso pedagógico na construção de sentido em língua portuguesa: escrita, leitura e compreensão. | Autores: Samara Falcão Tavares de Souza (UNB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA) |
Resumo: Os memes, gênero digital que circula principalmente nas redes sociais, como, Facebook, Twitter, Instragram e Whattsapp, despertam o interesse dos estudantes por seu caráter humorístico e por unir imagens e textos (multimodalidade) carregados de significados. Sendo assim, este é um importante instrumento para aprimorar as competências linguísticas de leitura, escrita e compreensão, produzindo sentido, o que oportuniza a formação de leitores e escritores críticos. Desta maneira, este gênero pode e deve ser utilizado em sala de aula a fim de possibilitar aos alunos ensino e aprendizagem na língua materna. Neste trabalho, o meme é o recurso utilizado durante algumas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental de uma escola pública localizada em uma cidade satélite do Distrito Federal. Como suporte teórico, utilizou-se os conceitos de textualidade, por Antunes (2016), gêneros digitais/virtuais, por Marcuschi (2008) e sequência didática desenvolvida, por Dolz e Scheuwly (2004). Para desenvolver o trabalho, os alunos foram conduzidos e estimulados a analisar memes com temáticas diversas, observando os contextos, as inferências, os aspectos gramaticais junto às suas funções e, também a intertextualidade presente neles. A escolha dos memes foi realizada baseando-se nos fatores que mais atraem a atenção dos adolescentes, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo deles, tornando-os protagonistas e atuantes em sua aprendizagem.
|
|