Poster
| AS NOTÍCIAS DOS SÉCULOS XIX, XX E XXI NO CONTEXTO ESCOLAR: QUESTÕES SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA E DO TEXTO
| Autores: Thais Daiane Sousa Salvino Gomes (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Stênio Bouças (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) |
Resumo: Propomos neste estudo uma reflexão sobre o gênero textual notícia, desde o século XIX até o XXI. Acreditamos que uma abordagem diacrônica é bastante relevante para o entendimento do texto, além da compreensão de tradições discursivas que abrangem o gênero notícia e da consciência de que o texto apresenta a história social de uma determinada sociedade, que neste caso transpassa os séculos. Contamos como base teórica para esta pesquisa, que é de caráter qualitativo, o aporte dos estudos textuais e discursivos com Antunes (2003) e (2009), Bakhtin (2016), Bronckart (1999) e (2003), Dionisio, Machado e Bezerra (2010), Karwoski, Gaydeczka e Brito (2011) e Koch (2015); além das Tradições Discursivas com Kabatek (2005), (2006) e (2012), que por meio dela, podemos identificar e discutir sobre a natureza histórica da língua e do texto e dos elementos constitutivos contidos na notícia; também contamos com o aporte da cartilha desenvolvida sob a organização de Soares e Gomes (2012), que auxiliará para o trabalho dos textos históricos aplicados ao contexto escolar junto a história social. Pretendemos assim, com este estudo, desenvolver estratégias didáticas, com o intermédio do gênero notícia e por meio dos quatros eixos propostos por Antunes (2003), oralidade, escrita, leitura e gramática para uma melhor concepção da língua e dos estudos textuais dentro de um contexto sócio-histórico-cultural.
|
|