“CALMA, PERA AÍ QUE NÓS VAMOS TE AJUDAR! ”: As Práticas de Alfabetização e Letramento em uma Turma de Etapa Mista da Educação de Jovens e Adultos | Autores: Andresa Grasiele de Brito (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) |
Resumo: Este trabalho tem como propósito partilhar os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Linguística Aplicada da UNISINOS (BRITO, 2018), que teve como objetivo principal refletir sobre a alfabetização e letramento de uma turma de etapa mista (etapa I - 1º ao 3º ano e etapa II - 4º e 5º ano, ambas correspondem ao Ensino Fundamental) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o alcance desse objetivo, foram realizadas observações das aulas, entrevistas com professores e com os alunos da respectiva turma, além disso, houve a análise do livro didático utilizado pelos professores e dos documentos norteadores da EJA. A partir das análises dos dados gerados, com base nos pressupostos teóricos de Arroyo (2007), Kleiman (1995, 2012), Marchuschi (1997), Soares (1998), entre outros autores, serão apresentados os resultados do estudo de Brito (2018), evidenciando o trabalho dos professores da turma, no que diz respeito à oralidade, leitura e escrita. Entre as principais constatações está o fato de os professores buscarem contemplar os desafios da EJA com as experiências de vida dos alunos fora da sala de aula, promovendo a alfabetização e o letramento. Ressalta-se ainda que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino com pré-conceitos que precisam ser revistos. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas conheçam mais sobre esse ensino e também valorizem suas particularidades. É importante refletir sobre essa modalidade de ensino, na qual o foco dos alunos também é a aprendizagem da leitura e da escrita, visando a melhores oportunidades para as suas vidas.
Agência de fomento: UNISINOS |
|