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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: O CURRÍCULO DO PROFLETRAS E AS PROPOSTAS PARA A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL

Autores:
Viviane Silva dos Santos (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, ainda em desenvolvimento no curso de mestrado, tem como escopo central estudar o currículo do ProfLetras (Mestrado Profissional em Letras), visando a investigar em que medida o currículo do referido programa aborda a diversidade cultural para a formação de professores de Português e qual a relevância dessa abordagem para o contexto de formação docente. Para isso, levantamos as seguintes perguntas: de que modo a diversidade cultural tem sido contemplada no percurso formativo dos professores do ProfLetras? Qual concepção de língua orienta a construção do currículo do programa? Qual a relação da concepção de língua com a cultura? Partindo dessas questões, analisaremos os documentos reguladores do ProfLetras, como o projeto do curso e as ementas das disciplinas. Como fundamentação teórica partiremos, entre outros autores, das reflexões de Silva (2005) sobre currículo, buscando questionar o que é privilegiado quando se escolhe uma determinada perspectiva de conhecimento em detrimento de outra, além das reflexões levantadas por Sacristán (2000) que conceitua currículo como cruzamento de práticas diversas em uma dada realidade. No campo dos estudos sobre cultura, amparamo-nos nas discussões de Geertz (1989) ao afirmar que a cultura é como uma “teia” na qual o homem, vinculado a ela, produz significados compartilhados em sociedade. Alinhado a isso, partiremos também das contribuições de Canclini (2008) acerca do hibridismo cultural presente na sociedade contemporânea. No que se refere à formação de professores, discutiremos acerca dos saberes docentes fomentados pela relação teoria e prática nas análises de Nóvoa (1998), Pimenta (2002) e Tardif (2002). Dessa forma, com o desenvolvimento desta pesquisa, esperamos compreender em profundidade o papel do ProfLetras na formação de professores de Português, além de instigar outras pautas referentes ao programa para demais pesquisadores.


Agência de fomento:
FAPESB