O professor de língua estrangeira de escolas Waldorf: processo de formação e atuação | Autores: Carla Raqueli Navas Lorenzoni (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) |
Resumo: A comunicação trata sobre o processo de formação e a atuação do professor de língua estrangeira em escolas que adotam a pedagogia Waldorf, uma proposta de intervenção pedagógica globalizante e interdisciplinar. Os objetivos do estudo que embasam a comunicação são: investigar o processo de formação de professores de Língua Estrangeira (LE) na pedagogia Waldorf, analisar se a formação dada pela referida pedagogia se reflete na prática dos docentes de língua estrangeira, demonstrando o que é o efetivo dessa teoria em sala de aula e refletir sobre o motivo de divergências surgidas na ação do docente em relação à formação que teve. Para esta investigação, são apresentados como pilares teóricos estudos relacionados à pedagogia Waldorf e à Teoria da Complexidade. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas e questionários aplicados a professores de língua estrangeira os quais atuam no ensino fundamental de escola(s) que adota(m) a referida pedagogia, além das observações e do diário de campo feitos pela pesquisadora. Como resultado, espera-se contribuir para que pais, professores e estudiosos tenham base científica no segmento do ensino de LE ao optarem pela pedagogia Waldorf na educação de crianças e jovens ou, ainda, fornecer dados referentes a possibilidades mais humanistas de trabalho com a LE em contextos outros, dentre eles escolas públicas.
|
|