A novela digital Alice Inanimada: Proposta para uma educação literária para o aluno do Séc. XXI | Autores: Alice Atsuko Matsuda (UTFPR-CURITIBA - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba) |
Resumo: A presente pesquisa é fruto do projeto do Estágio de Pós-doutoramento em Portugal, intitulado “A Literatura Infantil e Juvenil Contemporânea: Estudo de mídias, linguagens e tecnologias”, desenvolvido de julho/2017 a junho/2018, com auxílio Capes, Processo - 88881.119696/2016-01, junto ao Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura, do Centro de Literatura Portuguesa, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob a supervisão da Professora Doutora Ana Maria e Silva Machado. Na presente Comunicação, pretende-se analisar a recepção da novela digital Alice Inanimada, episódio 1-China e episódio 2-Itália, de Kate Pullinger e Chris Joseph, pelos alunos de duas turmas do 6.º ano e uma do 8.º ano, assim como pelas professoras das turmas, da escola pública de Anadia e Coimbra, respectivamente, de Portugal. Além disso, promover a discussão de práticas pedagógicas voltadas para a educação literária, bem como refletir sobre a formação inicial do professor, com foco em metodologias que tenham o texto literário como centro, tendo em vista as contribuições possíveis para se ampliar os debates em torno dos lugares, modos, caminhos e desafios no processo de se educar pela literatura, objetivando demonstrar como a Literatura Digital pode auxiliar na formação de leitores, incentivando os alunos dessa geração midiática a ler, sendo uma ferramenta excelente para a sala de aula. Para tanto, utilizarei da experiência desenvolvida, durante o projeto realizado no Estágio de Pós-doutoramento, na FLUC. Os pressupostos teóricos que nortearam a pesquisa são os estudos de HAYLES (2009), AARSETH (2006), ZACHARIAS (2016), KIRCHOF (2009), entre outros.
Agência de fomento: Capes |
|