O APAGAMENTO DO RÓTICO EM CODA FINAL EM PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II | Autores: Andréia Aparecida Tomáz Castelo Branco (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Marlúcia Maria Alves (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) |
Resumo: A influência da fala na escrita é uma temática recorrentemente discutida por vários autores (MARCUSCHI, 2007; AQUINO, 2015; MOLLICA, 2003; GARCIA, 2010). Como se bem sabe, naturalmente os aspectos da linguagem oral se misturam ao da escrita, especialmente em se tratando de situações comunicativas. Com base nisso, este estudo objetiva analisar o apagamento do “r” em posição de coda nas produções escritas dos alunos do 8º ano do ensino fundamental e aplicar uma intervenção didática a fim de promover uma escrita com menos desvios ortográficos, principalmente no que tange este apagamento. Para tanto, desenvolver-se-á uma pesquisa-ação baseada nos pressupostos de Thiollent (2005), com vistas à criação de um caderno de atividades com exercícios que desenvolvam as habilidades e competências linguísticas necessárias para que os discentes se sintam capacitados a praticar uma escrita com menos desvios. Assim, tomou-se como base teórica os estudos da Fonética e da Fonologia (CARDOSO, 2009; CRISTÓFARO SILVA, 2009; ENGELBERT, 2012; OLIVEIRA, 1983; ROBERTO, 2016; SEARA, 2011; SILVA, 2002), da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2006, 2008; PEDROSA, 2004; ZILLES; FARACO, 2015) e dos estudos sobre Sílaba (ALVARENGA et al, 1989; ALVARENGA; OLIVEIRA, 1997; BISOL, 2013). Assim, espera-se que esta pesquisa contribua de forma significativa para o desenvolvimento da consciência fonético-fonológica dos participantes da pesquisa, de forma que eles desenvolvam uma escrita coerente com os contextos situacionais de comunicação a que estiverem inseridos, atendendo, dessa maneira, ao objetivo aqui proposto.
Agência de fomento: Capes |
|