Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: ENTRE A CÓPIA E AUTORIA

Autores:
Elaine Camargo Vilhena Pereira (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás )

Resumo:

O objetivo desse trabalho é compreender como as práticas de leitura e de escrita propostas pelos professores nas instituições públicas de educação básica podem contribuir, ou não, para o apagamento da autoria do sujeito-aluno através da naturalização da cópia. Para Orlandi (2007), o plágio censura porque nega a identidade e silencia a voz do outro e de si mesmo, ele estanca a reflexão e a progressão da ciência. O plagiador esconde a sua produção intelectual, não há estímulo ou confronto de ideias, por isso o conhecimento perde lugar para uma retórica que não reflete, mas só ocupa espaços. De modo complementar, Antunes (2016) identifica lacunas nas práticas de escrita e leitura, como por exemplo, o hábito de promover uma escrita mecânica, artificial, sem relação com o mundo do aluno, sem função, sem autoria, apenas para identificação de elementos gramaticais, desvinculada dos usos sociais. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos discursivos e se efetiva pela análise de notações de campo de aulas de língua portuguesa observadas em escola pública na região metropolitana de Goiânia e análise das atividades e dos recursos propostos pela professora regente na mesma escola, colaboradora da pesquisa. Espera-se como resultado de nosso trabalho que as práticas pedagógicas sejam repensadas, problematizadas e as atividades de leitura e de escrita passem a contribuir para o desenvolvimento da autoria dos sujeitos através da utilização estratégica, crítica e consciente da memória discursiva compartilhada. Investigar as condições de produção de textos nas aulas de língua portuguesa, como o livro didático, as atividades, os projetos da escola, a formação do professor e o plano de governo. É de sua importância para a formação de professores-pesquisadores e alunos-autores.