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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Apontamentos acerca dos repertórios literários nos livros didáticos em perspectiva antirracista

Autores:
Nara Lasevicius Carreira (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

O presente trabalho busca refletir sobre os repertórios literários encontrados nos livros didáticos de língua portuguesa no que tange à inserção da temática racial no currículo escolar. Fruto da dissertação de mestrado da autora, está ancorado na linha de estudos de educação antirracista impulsionados pela lei 10.639, de 2003 (ampliada pela 11.645, de 2008), e compreende o ensino de literatura como um campo político em disputa. Para isso, analisa as estatísticas e os exemplos encontrados nas nove coleções didáticas do PNLD 2015 estudadas durante a pesquisa e discute possibilidades de novos repertórios a partir da extensa e variada produção da literatura negro-brasileira, com vistas a propor perguntas ao cânone estabelecido pelo currículo e pensar caminhos que levem a uma aproximação mais ampla e plural com o literário e permitam um olhar inclusivo que seguramente beneficiará todas as camadas da sociedade representadas na escola. No âmbito teórico, contamos com o amparo de nomes como Kabengele Munanga, Clóvis Moura, Nilma Lino Gomes, Ronald Glass, bell hooks, David Brookshaw, Mário Augusto Medeiros da Silva e Silvio Luiz de Almeida; quanto aos exemplos escolhidos da literatura negro-brasileira, temos, entre outros, Conceição Evaristo, Cuti, Jarid Arraes e Allan da Rosa. Assim, intentamos uma reflexão bem fundamentada, cujo principal objetivo consiste em, por meio de uma postura ativamente antirracista, fazer cumprir o papel humanizante da literatura.


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