Ensino de PLA: experiência pedagógica para professores em formação inicial | Autores: Elisa Novaski Cordeiro (UFPR - Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva dos alunos-professores em formação inicial, de que modo o trabalho prático desenvolvido por meio de monitoria voluntária durante as aulas de Português como Língua Adicional (PLA) colaborou com sua formação docente no curso de Letras Inglês de uma universidade pública do sul do Brasil. Para tanto, serão explicitados os conceitos de professor reflexivo (SCHON, 2000) e articulação de teoria e prática nos cursos de Letras (GIMENEZ, 2005; 2011; GIMENEZ e CRISTOVÃO, 2004). O trabalho tem uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e transcritas integralmente. Foram entrevistadas quatro alunas de Letras, de diferentes períodos do Curso. Todas elas participaram como monitoras voluntárias no programa de extensão universitária Português Para Falantes de Outras Línguas (PFOL), que tem por intuito o atendimento a estrangeiros (aulas de português), a formação de professores em pré-serviço e o desenvolvimento de pesquisas na área de ensino de PLA. Os resultados indicam que a prática propiciada pela participação das discentes no projeto de extensão representou, para elas, um avanço significativo em sua formação e que lhes auxiliou a relacionar conceitos teóricos abordados ao longo do curso com a prática pedagógica presente nas aulas de PLA.
|
|