Leituras e Escritas Literárias: poesia, memória, identidade e autonomia.
Nadja Karoliny Lucas de Jesus Almeida[1]
Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira[2]
Resumo
Este trabalho tem como proposta investigar componentes subjetivos e afetivos, sobretudo os que dizem respeito à memória, às lembranças e rememorações por meio de leituras literárias de poesia e de “objetos de memória”, das alunas e dos alunos da E.A.J.A de duas escolas municipais de Goiânia. Desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2017, é um trabalho que busca promover e respeitar a autonomia dos sujeitos da E.A.J.A por meio do que eles têm para dizer, de suas lembranças, das histórias que os constituem como sujeitos de um lugar, seus lugares subjetivos e efetivos na comunidade escolar, refletindo para a comunidade externa. Para coleta e análise dos dados, decidimos por uma metodologia de pesquisa qualitativa e conceitos de estudo que conversam entre si: o Grupo Focal, os conceitos de estudo da História Cultural e metodologia de pesquisa da História Oral. Dessa forma, trabalhamos com algumas das funções que a memória pode desempenhar, dentre elas, a memória como trabalho, a memória como possibilidade de alteração do momento presente e do futuro, a memória como versão e a memória como esquecimento Os resultados são escritas poéticas e pequenos relatos dessas alunas e alunos que comprovam que o ensino-aprendizagem por meio da leitura literária, do incentivo à rememoração e da autonomia valorizam as diversas dimensões do indivíduo.
Palavras-chave: Ensino, Memória, Leitura de poesia, Autonomia.
[1] Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica no CEPAE – UFG.
[2] Orientadora e professora doutora no Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica no CEPAE – UFG.