Poster
| Cirandas dialógicas: uma estratégia para o letramento literário | Autores: Rosa Amelia Pereira da Silva (IFB - Instituto Federal de Brasília) |
Resumo: Nesta reflexão, propõe-se apresentar uma estratégia de leitura, que é denominada de Cirandas Dialógicas, cuja contribuição para o letramento literário tem se revelado bastante proveitosa. Tal estratégia aproxima o leitor do texto literário e o coloca diante da necessidade de se tornar um leitor crítico. Fundamenta-se no interacionismo freiriano e visa a desenvolver as habilidades de leitura e de escrita do texto literário. Além de Freire, Bakhtin, Rojo, Solé, entre outros, contribuem significativamente, com suas reflexões sobre dialogia, recepção, letramento, estratégias de leitura, para a sustentação teórica no desenvolvimento dessa estratégia. A metodologia aplicada considera três etapas: a motivação do grupo de leitores para a leitura de um determinado texto; a realização da leitura solidária e movimento dialógico a partir do texto, com o texto e com os outros leitores – momento da Ciranda por excelência –; e, por último, a ressignificação do texto lido a partir de uma nova linguagem ou de outro gênero textual. As Cirandas Dialógicas foram aplicadas em ambiente formal de ensino e ampliadas para ambiente informal de aprendizagem. Os resultados têm sido bastante expressivos, uma vez que já foram publicados dois livros com a produção de texto de participantes das Cirandas. Têm-se bons resultados em ambiente de ensino, sobretudo no que se refere ao interesse que o estudante passa a ter em ler literatura, quando ele participa das Cirandas Dialógicas e encanta-se com a plurissignificação do texto literário.
|
|