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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


CARACTERIZAÇÃO SEMIOLÓGICA DOS DESVIOS NA ESCRITA: descrição e intervenção dos morfemas -am e –ão no Ensino Fundamental II

Autores:
Patrícia Parreira da Silva (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

O domínio da escrita é um dos desafios no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa deste século, visto que o problema perpassa mesmo após a educação básica. Nesse prisma, o presente trabalho tem como objetivo categorizar semiologicamente os desvios na escrita, motivados tanto pela oralidade quanto pela arbitrariedade ortográfica, de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II, através da produção de texto espontânea. Destarte, para a análise de dados será utilizada, essencialmente, a classificação dos desvios na escrita proposta por Zorzi (2003). Será realizada a categorização semiológica dos desvios na escrita, considerada neste contexto o ponto inicial, pois a semiologia dos desvios é norteadora para a elaboração de estratégias para intervir no problema. Nessa perspectiva, será aplicada uma intervenção no que se refere às permutações dos morfemas -am e -ão, desvio na escrita bastante específico e devido a sua especificidade, percebe-se que a aplicação se justifica. Para tanto, será realizada uma pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma sequência de atividades envolvendo aspectos morfofonológicos, a partir da produção de texto materializada no gênero memórias, que revela a interação verbal experienciada em um determinado contexto histórico, e visa levar os alunos-partícipes a desenvolverem habilidades específicas na distinção dos morfemas homófonos -am e -ão em narrativas e aprimoramento na escrita.  Esta proposta propiciará ao aluno/partícipe uma trajetória de escrita reflexiva, da produção de relato à produção de memórias literárias, estas reflexões viabilizarão ao aluno-partícipe uma percepção do estilo, do conteúdo temático e estrutura composicional deste gênero. Ademais, contribuirá para a formação do aluno-partícipe-autor-leitor de suas próprias palavras.


Agência de fomento:
CAPES