LETRAMENTO E GÊNEROS: O VÍNCULO ENTRE LINGUAGENS E AS PRÁTICAS SOCIAIS POR MEIO DE OFICINAS
Andréa de Castro Cidrak (UERN)
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar projeto desenvolvido através da interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Ciências, bem como discutir a relevância de se trabalhar com gêneros textuais, por meio de oficinas, a fim de propiciar ao aluno o domínio de uso das linguagens verbal e não verbal, escrita e oral. Além disso, promover um contato direto com uma diversidade textual com a intenção de aprimorar a criticidade e fazê-lo perceber a importância do uso social da linguagem. A priori, é traçado um panorama das concepções de letramento, na direção da formação do cidadão crítico nos modos do movimento de aprender-ensinar, com base na relevância do trabalho com oficinas de letramento propostas por Cabral. Enfatiza-se ainda, a noção de letramento como um conjunto de práticas sociais, que usam a escrita como sistema simbólico para interações e práticas discursivas, apoiada em Kleiman. Outrossim, os estudos sobre gênero de Bakhtin dão subsídios teóricos para concepção deste trabalho. Através das atividades extraclasse desenvolvidas na disciplina de Ciências, procurou-se através das práticas, mostrar a língua como fenômeno interativo, dinâmico e construtivo de atuações sociais. Tais práticas proporcionam a compreensão do Letramento como, a grosso modo, um conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto sistema simbólico. Na implementação desse projeto, as atividades com gêneros textuais se fizeram necessárias, uma vez que estes podem ser considerados um objeto autêntico e válido das ações sociais. O projeto possibilitou aos alunos o exercício do seu papel de cidadão em busca do bem da coletividade, e é justamente por conferir essa função social à linguagem, que esta proposta mostra sua relevância social e pedagógica.
Palavras-chave: Letramento. Gêneros Textuais. Oficinas. Interdisciplinaridade.