METODOLOGIAS ATIVAS: COMO É SEU FUNCIONAMENTO PRÁTICO COMO PROJETO ESCOLAR PERMANENTE?
Daniela Cynthia de Sá Rocha
(Doutoranda em Letras / UFS)
O presente trabalho visa a mostrar um projeto, em desenvolvimento constante, que tem objetivo de mostrar algumas práticas de Metodologias Ativas (MA) que foram usadas com alunos do Colégio Amadeus, situado na cidade de Aracaju – SE, do 6º ano Ensino Fundamental II, na disciplina de Língua Portuguesa para trazer o aluno ao protagonismo no ambiente escolar através de propostas como sala de aula invertida e rotação por estações. Para a realização do projeto, o uso das tecnologias digitais foi preponderante no sentido de que essas tecnologias agregam o desenvolvimento de um mundo virtual voltado às práticas educacionais, pois são recursos relevantes para modernizar o cenário da sala de aula, já que a organização dos modelos de Ensino Híbrido (HORN E STAKER, 2015) aborda seu uso. Um dos objetivos da ação é o preparo do professor para novas metodologias de ensino, uma vez que os alunos já estão prontos para a multimídia (MORAN, 2013). A formação do professor, voltada para as novas tecnologias, segue o cenário da contemporaneidade, na qual é possível perceber ― de forma latente ― a ajuda que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) oferecem aos professores na criação, elaboração, pesquisa, desenvolvimento de aulas e outros, como propõe Siqueira (2013). Portanto, as aulas de Língua Portuguesa foram selecionadas para a realização desse modelo inovador de MA, pois o trabalho com gêneros textuais (desde a leitura até a produção de texto) subsidiado pelas TICs torna-se mais interessante aos alunos quando são expostos ao tema da aula com a proposta de construir conhecimento com autonomia e tendo seu professor como um facilitador desse aprendizado.