UM CONVITE À LITERATURA INFANTIL: PRÁTICAS PARA A MEDIAÇÃO DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | Autores: Francisca Claudia Borges Fernandes (UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) |
Resumo: Esta comunicação nasceu de um trabalho apresentado para a disciplina Tópicos Especiais em Literatura II: Literatura Infanto-juvenil e a formação do leitor no século XXI, no curso de Mestrado em Letras da UNIFESSPA, em Marabá/PA. A disciplina propunha a discussão sobre Literatura Infantil e o papel do mediador para fazer o elo entre o leitor e os livros. Nossa proposta foi de se discutir como criar o desejo e o interesse pela leitura da literatura infantil no século XXI? Partimos de um breve histórico sobre a formação da criança leitora, que perpassa por Monteiro Lobato, cotejando obras de autores renomados tais como: Ana Maria Machado e Ruth Rocha. Se ler e contar histórias contribuem para apropriação das obras literárias e dos textos orais, propomos investigar o papel do mediador no processo de formação do leitor no contato das vivências literárias junto às crianças. Escolhemos textos de autores, que dão voz, cor, cheiro, textura para uma leitura, com fruição da arte estético-literária, acompanhados de imagens que ilustram o texto e nos remetem ao contexto da linguagem verbal e não-verbal, tão importante de ser explorada na Educação Básica. Os resultados de nosso trabalho convergem para uma mediação que apresente, ludicamente, obras literárias ao leitor do século XXI e mostraremos essa possibilidade a partir de atividade dramática e cênica bem como performance do mediador e contador de história contemporâneo. Nosso referencial teórico se baseia em Benjamin (1986), Amorim (2006), Formiga (2009), Lajolo (2018), Busatto (2008), Sisto (2001), Corso e Corso (2011) dentre outros.
|
|