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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O TRABALHO COM O GÊNERO DEBATE EM UMA TURMA DA EJA DO CAMPO

Autores:
Sunamita da Silva Soares (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

RESUMO

 

O trabalho em torno da oralidade em sala de aula de língua portuguesa esteve, historicamente, relegado a um segundo plano, haja vista as considerações no tocante ao oral como informal, como menos importante, tomando, assim, a escrita um lugar de destaque. A despeito disto, importantes documentos parametrizadores da educação de língua no Brasil como a BNCC e os PCN''s apontam veementemente a necessidade de se trabalhar os aspectos da linguagem oral com os alunos a partir dos gêneros orais. Ainda, com os estudos da Multimodalidade (KRESS E VAN LEEUWEN, 2001) no Brasil com Dionísio (2011), os estudos da oralidade têm ganhado novos rumos de desenvolvimento, a partir da compreensão de que ela é constituída de diferentes modos que atuam na construção do discurso. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo principal desenvolver a capacidade dos estudantes da EJA do campo em participar de debates utilizando argumentos pautados em diversos conhecimentos em torno da temática “evasão escolar”. Para tanto, implementar-se-á uma pesquisa-ação na turma em questão, com a aplicação de uma sequência didática de gênero (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), e desenvolvimento de atividades que promovam o atendimento do objetivo aqui proposto. A base teórica norteadora sobre oralidade centrar-se-á em Ramos (1997), com sugestões metodológicas para o trabalho com debate em sala de aula, e em Marcuschi (2011), o qual contempla aspectos importantes da língua oral. Espera-se, por fim, que esta pesquisa contribua para o desenvolvimento da performance dos alunos na defesa de um ponto de vista, de forma que os modos pelos quais ele desenvolve sua língua oral reforcem e valorizem seus argumentos.

 

Palavras-chave: Debate. Oralidade. EJA. Argumentação. Evasão escolar.