Aspectos culturais do Brasil: uma experiência didática na formação de professores de PLE | Autores: Douglas Altamiro Consolo (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") |
Resumo: Nesta comunicação relato uma experiência didática em português como língua estrangeira (PLE), na qual elaborou-se um curso de PLE de curta duração, em cujo conteúdo abordaram-se aspectos culturais do Brasil e da sociedade brasileira. O curso foi oferecido a alunos estrangeiros em uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil, no âmbito das propostas do programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF). Os autores do referido curso são um professor orientador e seu orientando, aluno do curso de Licenciatura em Letras e bolsista-tutor na área de PLE do Centro de Línguas da mesma instituição. Embasados na definição de cultura como um "(...) conjunto de valores, crenças e comportamentos aprendidos socialmente e partilhados por um grupo" (SILVA, 2017, p. 21), e em outros autores que abordam o tema da cultura, entre eles Barbosa (2015), Bosch (2015), Leite (2011) e Mendes (2015), desenhamos o curso a partir de áreas temáticas tais como música brasileira, geografia e cidades do Brasil, cinema e culinária. Para cada tema foram apresentadas informações, imagens e alguns fatos históricos, com apoio de apresentações em Power Point e páginas da internet, e foram elaboradas atividades didáticas para a participação dos alunos durante as aulas. Promoveram-se também, nas aulas, discussões críticas a respeito dos assuntos apresentados, estimulando-se algumas comparações entre os aspectos da cultura brasileira e a cultura original dos alunos do curso. A experiência didática e de elaboração do curso mostrou-se satisfatória não somente para o ensino e aprendizagem de PLE, mas também como um processo de formação de professores de PLE em pré-serviço.
|
|