Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE POEMAS EM INTERAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TDIC)

Autores:
Soraya Souza de Carvalho (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

Resumo:

O presente trabalho consiste em um recorte da monografia do Mestrado Profissional em Letras(PROFLETRAS/UFS Campos Alberto Carvalho em Itabaiana/SE) de Soraya Souza de Carvalho, sob orientação da professora Dra. Christina Bielinski Ramalho. Tendo por corpus literário a obra Impregnações na floresta, poemas amazônicos de Helena Parente Cunha, trabalhada com estudantes do 6º e do 9º ano da Educação Básica em uma unidade letiva da Rede Estadual de Sergipe e, tendo por objetivo a aplicação e a confirmação ( ou não) da eficácia de metodologias que favorecessem o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em sala de aula, a citada pesquisa fundamentou-se teoricamente em conceitos apresentados por Antônio Cândido (2006), Rojo(2000), Geraldi(2011), Santaella(2007), Kleiman( 2007), Dolz e Schneuwly ( trad. Rojo, 2004). A metodologia aplicada foi a semiológica de Aguiar e Bordini(1988), onde, a partir de um livro de poemas, explorou-se a leitura dos poemas em interface com as leituras cinematográficas dos filmes Rio2 (2014), dirigido por Carlos Saldanha e Tainá, uma aventura na Amazônia,(2000), dirigido por Sergio Bloch, resultando em ilustrações (desenho e pintura) e em áudios (leitura oralizada e gravada) de poemas do livro Impregnações na floresta, poemas amazônicos de Helena Parente Cunha. Os resultados comprovaram que o roteiro de leitura planejado promoveu a intertextualidade entre o texto literário e a inserção das inovações patrocinadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação e garantiu o diálogo multicultural.

 


Agência de fomento:
CAPES