HORA DA LEITURA: UM OLHAR SOBRE A MEDIAÇÃO DE LEITURA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP | Autores: Ana Paula Carneiro (FCT-UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Renata Junqueira de Souza (FCT-UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") |
Resumo: Esse projeto de pesquisa faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação - da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Presidente Prudente, está vinculado na linha: Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem sob orientação da Profª drª Renata Junqueira de Souza e coorientação da profª Daniela Maria Segabinazi. Tem a intenção de analisar a hora da leitura, que é um momento destinado nas escolas Prudentinas para realização de leituras pelo professor. O projeto de pesquisa tem como objetivo geral observar e analisar as mediações de leitura em sala de aula dos professores alfabetizadores de uma escola desse município. Sabemos que um estudo como este, não representa a realidade de uma Rede tão complexa como Presidente Prudente, mas que nos fornecerá indícios de mediações que podem vir a acontecer em outras unidades de ensino. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde utilizaremos o estudo de caso como eixo norteador. O questionário nos ajudará a definir quais os professores participarão da observação. Realizaremos entrevista semiestruturada após as observações. Através da triangulação dos dados obtidos com os questionários, observações e entrevistas, teremos uma análise real. Investigaremos os documentos oficiais de leitura do município e pesquisa bibliográfica para sustentar as discussões teóricas do corpus. Os resultados esperados com essa pesquisa buscam responder a hipótese inicial de que pouco se ensina ler leitura literária na escola. Com base nos estudos de Isabel Solé, Frank Smith e Magda Soares, visamos investigar tais práticas tornando-se um estudo reconhecido dentre a comunidade científica e como resultado esperamos contribuir para um novo olhar sobre a leitura literária e começar a pensar em políticas públicas e formação de professores em leitura literária infantil dentro do município.
|
|