Do conto ao relato : uma proposta de multiletramentos para o ensino de língua portuguesa | Autores: Marcela Cristiane da Silva (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) |
Resumo: Propomos neste projeto de pesquisa um trabalho de leitura e de análise crítica de histórias narradas em contos, no qual o aluno será motivado a relacioná-las com a realidade em que vive e a apresentar alternativas para as situações conflitivas dessas histórias. Na seleção de contos a ser feita, serão incluídas histórias que provavelmente se assemelham aos dramas vividos pelos estudantes como gravidez indesejada, separação de casais, abandono dos pais, etc. Por conseguinte, ao fomentarmos a leitura, os alunos serão estimulados ao hábito de ler que deveria ser prática cotidiana do estudante em qualquer série, dentro ou fora da escola. Além disso, a proposta é voltada para a produção de relatos pessoais, a partir do trabalho com os contos. Para isso, serão realizadas oficinas sobre o gênero relatos pessoais. .A pesquisa parte do seguinte objetivo:elaborar e aplicar uma proposta interventiva de multiletramentos destinada à EJA e centrada na leitura e análise crítica de contos e na produção de caderno de relatos pessoais. O público escolhido será uma turma de 9º ano do Segundo Segmento da EJA, de uma escola distrital da cidade de Brasília .Para atingir os objetivos propostos a pesquisa baseia -se em em pressupostos da Análise de Discurso Crítica , em estudos sobre os gêneros discursivos , sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA , sobre letramentos e multiletramentos , sobre o gênero conto e sobre o gênero relato pessoal . A metodologia adotada será a qualitativa e o procedimento é a pesquisa ação. Para a geração e coleta de dados serão utilizados questionários, entrevistas ,produção de relatos pessoais diários de leitura orientados produzidos pelos/as participantes, gravações e transcrições em áudio das discussões e exposições das aulas.
|
|