O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO E O USO DA TERMINOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | Autores: Jean Carlos da Silva Roveri (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências de Bauru) |
Resumo: O presente trabalho, pensado a partir da pesquisa em nível de mestrado, ainda em andamento, pretende apresentar um levantamento e análise dos termos específicos da área de Lazer do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Para isso, serão expostos os resultados obtidos a partir da proposta metodológica de pesquisa terminológica de Barros (2004), considerando os termos mais comuns e mais utilizados na elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), especificamente nas ementas das disciplinas da formação específica, somados àqueles mais adotados na prática em sala de aula. Tal trabalho visou a análise do PPC como também o uso de determinadas terminologias na relação dialógica de ensino e aprendizagem, comparando os termos utilizados nas ementas das disciplinas do curso e sua perpetuação no uso. Parte-se do pressuposto de que tais terminologias são fundamentais para o bom andamento do ensino, sendo fundamental situar o aluno no contexto lexical adotado, tratando-as de forma relevante. A intenção é trazer os dados coletados da pesquisa que envolveu os três anos do ensino médio integrado, verificando as etapas do ensino e aprendizagem, a recorrência ou não das terminologias adotas e como isso é abordado e tratado em sala de aula. Para isso será adotada a Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1999), que considera os termos como sendo usados de forma singular dentro de um domínio e contexto de uso específico, nos aspectos linguístico, cognitivo e social.
|
|