UMA ANÁLISE DOS PRONOMES ALTERNATIVOS NO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DO 6°ANO | Autores: Evelize Aparecida Lazarin Previdelli () |
Resumo: Este artigo visa fazer uma análise da proposta de ensino dos pronomes alternativos de Língua Portuguesa e Linguagens, do 6º ano do Ensino Fundamental II, no sistema Positivo, no ensino da norma padrão no que se refere às atividades de cunho gramatical. Através da Análise do Discurso Materialista Histórica pretende-se observar as evidências que permeiam o discurso pedagógico dos professores no processo de ensino e aprendizagem da norma culta, com base em autores como Eni Orlandi (2006) e Helena Brandão (2017), Domingos Paschoal (2009). Assim o trabalho busca entender como o método Positivo aborda alguns pronomes ao ensinar a conjugação verbal e como o método faz a inserção de uma fala coloquial frente ao ensino da norma padrão. Quando se fala do ensino de Língua Portuguesa e Linguagem é sabido que não se separa Gramática padrão de linguagem falada, uma vez que a Língua é viva sempre haverá no processo de ensino aprendizagem influências da maneira que se fala. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo a análise de um recorte do livro didático de Língua Portuguesa, observando-se especialmente as atividades de cunho gramatical, com o intuito de identificar a abordagem usada pelo método Positivo ao ensinar a norma padrão valorizando formulações como em: “você” e “a gente”. Encontrar uma aproximação entre norma culta e linguagem oral no ensino de conjugação verbal como forma de interação e que abordem a gramática internalizada é um desafio para os docentes de Língua Portuguesa, portanto este trabalho tem a função de observar e discutir sobre a prática da sala de aula encontrando melhores formas de explorar o conteúdo do livro didático.
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