FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTOS HIPERMIDIÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA | Autores: Ana Márcia Prado Lima Bonfim (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) |
Resumo: Esta pesquisa se justifica pela necessidade de (re) significarmos as concepções de linguagem e de aprendizagem no contexto da educação profissional técnica e de refletirmos sobre o papel do professor no que se refere aos letramentos hipermidiáticos e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, tomamos como objetivo compreender como se dá (ou não) a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino técnico profissional do CETEP – SISAL, visando aos letramentos hipermidiáticos. A questão que nos move é: qual a implicação da integração das tecnologias digitais às práticas digitais às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino técnico profissional do CETEP-Sisal, no contexto dos letramentos hipermidiáticos? Os sujeitos colaboradores desta pesquisa são professores da Base Nacional Comum do Curso de Informática, na modalidade Educação Profissional Integral (EPI), do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, Serrinha-BA. A base teórica que alicerça este estudo será construída a partir da discussão das seguintes categorias: Letramentos hipermidiaticos (SIGNORINI, 2011; 2013); Tecnologias digitais (CANCLINI, 2015; SANTAELLA, 2003; 2016; CASCARELLI, 2007); multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2009; 2012; 2013; TERRAZ; CUNHA, 2018); formação docente (NÓVOA, 2013; PEREIRA, 2007; TARDIF, 2002); práticas pedagógicas (GADOTT, 2012; ZABALA, 2015); educação profissional (MANFREDI, 2002; FRIGOTTO, 2007). Como metodologia, optamos pela abordagem colaborativa (IBIAPINA, 2008), que prioriza a sessão reflexiva como proposta formativa, tomando como instrumentos para a construção de dados a entrevista, a observação e o diário de campo. Embora ainda em desenvolvimento, estudos teóricos já realizados até o momento nos levam a compreender a necessidade de um repensar das práticas pedagógicas de professores dos cursos de educação profissional, de nível médio técnico, no contexto das pluralidades linguística e cultural, propiciadas pelas tecnologias digitais, com vistas à produção significativa de conhecimento por docentes e discentes.
|
|