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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A produção de resumos acadêmicos: concepções, estratégias e perspectivas

Autores:
Marília de Carvalho Caetano Oliveira (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei)

Resumo:

Este trabalho é parte de um projeto mais abrangente sobre letramento acadêmico. Aqui, pretende-se discutir os dados obtidos por meio de sondagem informal realizada com alunos de graduação sobre o processo de produção de resumos na Universidade, enfocando os procedimentos utilizados para selecionar e relacionar as principais ideias do texto original e as dificuldades encontradas por esses alunos nesse percurso. Entendemos que a produção de resumos é importante para a formação acadêmica dos estudantes, já que, “através desse tipo de atividade de retextualização [...], o estudante, além de registrar sua leitura, manifesta a compreensão de conceitos e do fazer-científico da área de conhecimento em que começa a atuar”. (MATÊNCIO, 2003 apud ASSIS; MATA; PERINI-SANTOS, 2003, p. 1). Além disso, a discussão em torno desse gênero pode contribuir para a atualização de seu modelo didático e, assim, definirá com mais clareza “tanto para o professor quanto para o aluno, o objeto que está sendo ensinado, guiando, assim, as intervenções didáticas”. Este trabalho é um preâmbulo dessa direção e será realizado sob o viés do Interacionismo Sociodiscursivo. Segundo uma das vertentes dessa teoria, os textos devem ser analisados em uma perspectiva descendente: “primeiro, analisar os tipos de interações sociais, em seu contexto; a seguir, analisar os gêneros de textos produzidos no quadro dessas interações; enfim, analisar as unidades e estruturas linguísticas observáveis no interior dos gêneros” (BRONCKART, 2010, p. 169). Entender e operacionalizar essa perspectiva de análise pode facilitar a elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem da produção de resumos na universidade, já que, muitas vezes, o desempenho dos estudantes nesse processo não tem se mostrado satisfatório. Resultados das análises preliminares dos questionários indicaram que as maiores dificuldades dos estudantes residem nos processos de selecionar e organizar as informações mais importantes do texto original.