Os Desafios de Educação Sexual na prática docente. | Autores: Mario de Oliveira Neto (IFSP - Instituto Federal São Paulo campus Avaré) |
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBEN n° 9394/96 promulga que, além da família, é dever do Estado cooperar para o incremento do educando, preparando-o para o cabal exercício da cidadania. A deficiência de conhecimentos básicos e importantes para a vida em sociedade colabora para o afastamento e dissipação das minorias. Percebendo a sexualidade como expressão humana e aspecto importante para o desenvolvimento da vida em suas diferentes nuances e imperativo fundamentais do ser, tem-se que o ambiente escolar deveria ser responsável pela promulgação da Educação Sexual, entretanto não exerce,por diversas razões, essa imputação. Ainda que o PCN (Parâmetro Curricular Nacional) assinale como tema transversal, a orientação sexual, terminologia que não abrange a intensidade da temática que Educação Sexual se propõe, há aferro das escolas em incluí-la em suas atividades curriculares e pedagógicas, mantendo o assunto alheio ao seus ensinamentos e práticas. Com vista ao panorama delineado, esse trabalho é uma revisão bibliográfica em curso, que analisa os reptos e dificuldades da Educação Sexual no exercício docente. Dentre os resultados que se bosquejam a partir do decurso da pesquisa, tem-se que o currículo de formação inicial do docente, não abarca onteúdos que explanam Educação Sexual, assim a falta desse conhecimento em sua formação expressam –se como entraves na atuação profissional.
|
|