Ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc) na UFMG | Autores: Luciane Corrêa Ferreira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: Esta disciplina nasceu de uma experiência pessoal, por estar na Alemanha em junho de 2015, quando ocorreu a chamada ‘crise dos refugiados’. A disciplina de Português Língua de Acolhimento (PLAc) na UFMG iniciou em 2016 como parte da disciplina de Políticas Linguísticas, ministrada em colaboração com o Prof. Leandro Diniz, e vem sendo atualizada a cada semestre. Temos buscado apresentar e problematizar a situação do ensino de PLAc no Brasil, assim como comparar com o ensino de Língua de Acolhimento em países com vasta experiência em receber imigrantes e refugiados, como é o caso da Alemanha, Portugal e Grécia. Na Alemanha, estamos trabalhando em um projeto de colaboração e intercâmbio docente e discente na área de DaZ-PLAc com a Universidade de Jena. Na Grécia, estamos especificamente buscando uma colaboração para incrementar o projeto de acompanhamento das crianças haitianas e inclusão nas escolas de MG. Na Grécia, as Universidades de Thessaly e de Atenas possuem projetos com crianças refugiadas na escola, já que a Grécia vem recebendo um grande número de imigrantes e refugiados, principalmente da Síria, Afeganistão e da África. Em 2017, conseguimos oferecer PLAc como matéria opcional da Linguística Aplicada, visando a formação de professores na graduação em Letras (15 concluiram em 2017 2, em 2018 1 concluiram 9 alunos e atualmente temos 20 alunos frequentando a disciplina), o que releva que o assunto suscita grande interesse. Tal disciplina na graduação também envolve a participação de duas doutorandas, uma mestranda, uma aluna da graduação (IsF-PLE) e uma IC CNPq que desenvolvem pesquisa na área de PLAc. Além disso, estamos em fase final de editoração de um livro sobre o ensino de PLAc no Brasil e no mundo que pretende oferecer um panorama da área. Tal livro foi editado em 2018 e deve ser publicado em 2019 1.
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