O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo realizado no curso de Argumentação, Lógica e Retóricadirigido a alunos do 4º ano de uma faculdade particular de Direito em Portugal durante o ano de 2011-2012, ao produzir um gênero de texto específico: uma petição inicial. Para tanto, adotamos, por um lado, o modelo de análise textual desenvolvido por Bronckart (1999, 2008), a partir da perspectiva teórica do interacionismo sociodiscursivo; Por outro lado, a construção de modelos e sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais proposta por Schneuwly & Dolz (2010).
A primeira parte desta comunicação descreve a construção de um modelo didático desse gênero textual em sala de aula. A partir da análise de alguns exemplos desse tipo, os alunos são estimulados a agrupar algumas características prototípicas textuais-discursivas (Pinto, 2010) que mostram o aspecto instituído (Maingueneau, 2007) dos documentos analisados: aspectos organizacionais, questões linguísticas e não linguísticas, além de questões contextuais (estatuto dos interlocutores envolvidos, finalidade, tempo, espaço, suporte, dentre outros).
A segunda parte mostra a produção textual de petição inicial, por esses mesmos alunos, após ter feito contato com as características prototípicas do gênero textual estudado.
As produções textuais finais obtidas mostram que a realização de um trabalho sistemático na construção desse gênero textual, adaptando essas sequências didáticas, pode ser uma importante ferramenta para melhorar o desenvolvimento desses futuros juristas.