A ABORDAGEM DIDÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO SOB O VIÉS DA MULTIMODALIDADE NA PUBLICIDADE | Autores: Ednéia de Cássia Santos Pinho (UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) |
Resumo: Este estudo pretende analisar a influência dos recursos multissemióticos na leitura de anúncios publicitários. Considerando o perfil das novas gerações que nascem envoltas pela tecnologia e pela multimodalidade, imersas em um cenário caracterizado pela rapidez comunicativa e pela valorização da imagem, fatos que alteram a composição textual, exigindo novas formas de leitura, investigamos como os alunos iniciantes do Ensino Fundamental II reconhecem as marcas argumentativas responsáveis pela construção de sentido no gênero anúncio publicitário quando vinculados a diferentes suportes. Apresentaremos alguns dos resultados obtidos com a aplicação de atividades interpretativas, envolvendo propagandas impressas e digitais à luz dos conceitos defendidos por Sant’anna (2005), Kleiman (2005), Santaella (2005), Moran (2007), Cope e Kalantzis (2009), Marcuschi (2010) e Rojo (2012). É possível constatar que os alunos da nova geração avaliam a multimodalidade como um aspecto facilitador para o reconhecimento da argumentação e da intencionalidade, embora essa identificação, quando há simbiose de linguagens, não seja clara, evidenciando uma prática superficial de leitura e a ênfase em apenas um dos modos de significação. Desse forma, as atividades com gêneros variados, multimodais e em suporte digital, em especial os anúncios publicitários, devem fazer parte do conjunto de práticas escolares das aulas de Língua Portuguesa a fim de explorar a leitura e a compreensão dos novos sentidos emanadas pela combinação de linguagens.
|
|