Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


SARAU LITERÁRIO COMO FERRAMENTA LÚDICA, MOTIVADORA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Autores:
Sara Paula de Lima Morais Silva (SEEC - Secretaria do Estado do Rio Grande do Norte )

Resumo:

O Sarau Literário (SL) torna-se uma ferramenta lúdica motivadora interdisciplinar, para o ensino de leitura, escrita e literatura, sendo realizado anualmente com alunos do ensino médio, na escola Aida Ramalho Cortez Pereira, em Mossoró-RN. Trata-se de um evento cujo foco coloca-se na linguagem, na perspectiva de processo do uso da língua como uma prática social discursiva. Além de ser um incentivador para o ensino de Literatura, Leitura e Escrita, o Sarau Literário promove a interdisciplinaridade entre as disciplinas escolares. Os envolvidos no evento são os professores, discentes e docentes da instituição, como também os bolsistas PIBID de língua portuguesa, os funcionários e todos os seguimentos da escola, inclusive a comunidade local e as famílias dos discentes. Entre os autores que fundamentam este trabalho estão: Leffa (1999), Kato (1995; 1999), Kleiman (1995; 2011), Geraldi (1999), Freire (1991), Cosson (2014), entre outros, além de serem seguidos também os preceitos dos PCN (1998) e PCN+ Ensino Médio (2002). Observa-se na realização do Sarau Literário os processos relacionados ao ambiente escolar, por meio de uma sucessão de eventos que ocorrem reiteradamente, com o processo de ensino e aprendizagem e a construção do conhecimento. Os resultados mostram que o SL é uma ferramenta que promove a leitura, a pesquisa, a escrita e a interdisciplinaridade. Por ser uma atividade lúdica, torna-se um instrumento motivador para o corpo docente e discente na produção do conhecimento, promovendo assim, a inter-relação e socialização do/no ambiente escolar. Conclui-se que o Sarau Literário é uma ferramenta Lúdico Motivadora Interdisciplinar adequada para auxiliar o ensino de língua e de literatura.