Essa pesquisa tem como objetivo primordial contribuir com sugestões de atividades que enfatizem os elementos coesivos lexicais no intuito de desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para que eles façam uso desses elementos de maneira eficaz, aumentando a força argumentativa dos ‘Textos de Opinião' por eles trabalhados, segundo a intenção comunicativa de cada um.
As atividades serão realizadas sob a forma de Oficinas Pedagógicas, tendo como base o gênero ‘Texto de Opinião’, enfocando os elementos coesivos e fazendo uso dos dicionários ou não como instrumento de consulta pedagógica.
No tocante ao ensino do léxico para a ampliação vocabular nos basearemos em estudiosos, tais como, Antunes (2012), Dias (2004), Jungman (1974), dentre outros. No do léxico e suas ciências nos ancoraremos em Barbosa (1989) e também em Biderman (2001, 2003). No que se refere à coesão textual nos pautaremos em Koch, Halliday e Hasan (1976), Marcuschi (1986), Travaglia (2009) e outros.
O trabalho de investigação a ser realizado será de natureza qualitativa e interpretativa e realizar-se-á com 35 alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma instituição de ensino pública estadual da cidade de Uberlândia-MG.
As estratégias de campo a serem adotadas conjugarão análises bibliográficas e atividades a serem realizadas pelos alunos envolvidos e nossa orientação, participação e observação diretas no campo de pesquisa. A pesquisa a ser realizada será fundamentada na pesquisa-ação como estratégia metodológica no âmbito da Instituição de Ensino.
Temos a convicção de que utilizando as atividades das oficinas a serem realizadas por meio do trabalho conjunto de leitura, escrita e produção oral dos textos, os alunos enriquecerão seu repertório vocabular e desenvolverão de maneira satisfatória a sua capacidade de argumentação, com o uso correto dos elementos coesivos, e, em consequência disso, a competência comunicativa.