Poster
| O impacto dos estudos sociolinguísticos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os livros didáticos | Autores: Hendielmara de Oliveira Barbosa Silva (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir se a forma como a Sociolinguística é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos materiais didáticos pode contribuir efetivamente para a prática educacional, no que diz respeito à reflexão da variação linguística em sala de aula, posto que a BNCC e os livros didáticos têm sido políticas norteadoras do ensino de Língua Portuguesa. Como aporte teórico utiliza-se os estudos da Sociolinguística (BORTONI, 2004; FARACO, 2008; CYRANKA; SCAFUTTO, 2011;). Além disso, toma-se como fundamental o ensino de língua pautado nos gêneros textuais, uma vez que, segundo Marcuschi (2008), os gêneros textuais são “textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas” (p.155). Nessa pesquisa, foi adotada uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo, a qual tem como foco de análise os aspectos qualitativos de uma determinada questão. O corpus desta pesquisa será constituído: (i) pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental II; (ii) por uma coleção de livro didático de Língua Portuguesa utilizada nas etapas finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º). Assim, este trabalho pretende contribuir para o ensino de Língua Portuguesa, no que se refere à ampliação da competência linguística do aluno, no que diz respeito à sua capacidade de comunicação e de utilização da linguagem adequada para cada situação comunicativa.
Agência de fomento: UFJF |
|